quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que entendemos por portfólio? Veja o que, em grupo, respondi... (aula do dia 16/04/09)




Nesta aula, estudando o texto "CONSTRUINDO UM PORTFÓLIO ELETRÔNICO" por Ivan Amaro de Araújo, com o grupo em que me encontrava discuti o texto procurando pontuar compreensões sobre avaliação formativa, portfólio e como esse é construído.
Logo, entendemos avaliação formativa como um PROCESSO avaliativo, ou seja, é construído durante o processo de aprendizagem e proporciona a otimização desse aprendizado, sendo o portfólio um dos instrumentos dessa avaliação.
Este processo avaliativo é horizontal, onde o aluno é sujeito do processo de sua formação e avaliação. Assim, são educador e educando quem avaliam.
Tal avaliação também auxilia na otimização da prática pedagógica. Enquanto o educando tem a oportunidade de conhecer/acompanhar suas capacidades, habilidades, dificuldades, superação, evolução etc, o educador pode também (re)avaliar a eficácia de seus métodos, conceitos e práticas.
O portfólio é um conjunto de registros especiais que, o próprio educando organiza a respeito do conteúdo ministrado em aula, ao longo de seu processo de aprendizado em uma determinada área disciplinar e período de tempo. Esse “proporciona evidências do conhecimento que foi construído”(HERNANDEZ, 2000, p. 100)
Este instrumento, mas na forma eletrônica terá o mesmo objetivo de avaliação formativa, só que com recursos tecnológicos em sua materialização, como este blog em que você leitor se encontra agora, um blog que é na verdade um portfólio eletrônico.
Segundo Villas Boas (2004), os princípios norteadores do portfólio são: Construção/elaboração; Reflexão; Criatividade; Auto-avaliação; Parceria; Autonomia. Tais ítens orientarão na construção de um portfólio, junto aos propósitos do mesmo. Propósitos esses que se darão na análise do Plano de Curso, ou seja, levando em conta os objetivos e conteúdos da disciplina, tais objetivos já deverão ter sido expostos anteriormente pelo educador.
Após escolherem os propósitos, agora critérios para a avaliação devem ser definidos, são esses denominados “descritores”. Os descritores terão em vista o que antes fora definido como princípios norteadores e assim então (Re)estabelecê-los como esses critérios avaliativos.
Pronto! Definidos os princípios norteadores, propósitos e descritores inice você também um portifólio com os registros de seus conhecimentos!
E é com este resumo, de nossa discussão em aula, que inicio minhas postagens quanto aos conhecimentos que adquirimos nesses encontros.
Ciente estou de que tal forma de avaliação requer dedicação e responsabilidade de ambas as partes (educadores e educandos).
Encontro-me feliz por saber que hoje eu vivencio tal processo avaliativo, o que me sensibilizará para aprofundar-me na concretização da mesma e utilizá-la da melhor maneira no palco amplo dos ambientes educacionais!
Bjs, até a próxima!
Deus t abençoe Rica e abundantemente.
Roberta Canêjo

1 comentário:

  1. Roberta, muito boas as suas reflexões sobre a nossa avaliação!! Fazer este tipo de reflexão é papel de todo educador comprometido com uma educação melhor! Siga em frente fazendo suas reflexões com esta seriedade e comprometimento!
    Abs
    Ivan

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