quinta-feira, 7 de maio de 2009

Viabilizando os Processos da Leitura e da Escrita

Analisando o texto “PROCESSOS INICIAIS DE LEITURA E ESCRITA” por Rosineide Magalhães de Sousa, e isto em casa e durante o desenrolar da aula destinada à discussão do mesmo, no qual há relatos e análise de situações no cotidiano escolar (aprendizagem). Isso junto à registros e conclusões com prioridades e metodologias para o ensino inicial da leitura e da escrita para crianças de 6 anos.
O texto coloca como recurso para otimizar este período, a leitura de diversos gêneros textuais para as crianças, entre outros recursos. Esse, ao ser trabalhado, deve ter seus objetivos antes já definidos.
Os objetivos são imprescindíveis para a realização de qualquer atividade. Assim, deve-se SEMPRE trabalhar com objetivos e daí então pensar a melhor atividade que melhor me auxiliaria em alcançá-lo. Como exemplo:


* Objetivo: Desenvolver a compreensão na leitura; Desenvolver a interpretação; Passando pelo processo da leitura do texto no quadro ou cartaz. (idade: 5 - 6anos)
Atividade: Teatro. Com uma história de aventura escrita no quadro, o educador deverá ler a mesma e em seguida incentivar a turma a encenarem o que entenderam, simultaneamente ao período em que ocorrer novamente a leitura pelo educador representando respectivamente o momento em que a história estiver sendo narrada.
Obs.: Ao trabalhar a interpretação com expressões corporais e faciais a criança, procurando melhor traduzir o texto na encenação, demonstrará e se empenhará assim em desenvolver a interpretação de textos e compreensão da leitura

* Objetivo: Desenvolver a memorização; Reconhecer a ortografia das palavras.(5 – 6 anos)
Atividade: Jogo da memória. Confeccionar um jogo da memória onde as peças terão as grafias e a imagem da palavra referente em cada uma. Explicar a brincadeira e desenvolvê-la com a turma.
Obs.: O jogo ajuda a desenvolver a memorização junto à oportunidade de levar a criança a conhecer como é a ortografia das palavras.

* Objetivo: Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas Passando pelo processo de formação de novas palavras a partir de palavras identificadas. (6 anos)
Atividade: Palavras cruzadas indicadas pela ilustração da mesma e sua grafia faltando uma sílaba (à ser completada).
Obs.: Através de tal atividade trabalharão a escrita das palavras, ou seja, habilidade lingüística da escrita será também desenvolvidas e ao se intercruzarem na cruzadinha ajudarão na formação de novas palavras.

* Objetivo: Comparar textos novos com já conhecidos; Passando também pelo processo de memorização do texto oralmente.
Atividade: Trazer cantiga de roda “Atirei o pau no gato”em CD e escrevê-la no quadro, tocar, ouvir e cantar juntos aos educandos. Em seguida apresentar-lhes uma nova versão da mesma.
Música: Atirei o Pau no gato Versão: Não atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato tô tô Não atirei o pau no gato tô tô
Mas o gato tô tô Porque isso sô sô
Não morreu reu reu Não se faz, faz, faz
Dona Chica cá O gatinho nhô, nhô
Admirou-se se É nosso amigo, gô, gô
Do berro, do berro que o gato deu: Não devemos, não devemos maltratar os animais
Miau !!!!!! Miau!!!!

Obs.: Ao cantarmos juntos a música popularmente conhecida por algumas vezes, também memorizarão o texto oralmente, além de poderem, com a nova versão da música, comparar um texto novo com um já conhecido.


* Objetivo: Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos; Estimular a pronúncia clara dos sons; (6 anos )
Atividade: “Soletrando nos 30”. Os educandos terão 30 segundos para olharem a grafia das palavras escritas no quadro, em seguida deverão dar as costas para o quadro e pronunciar corretamente a palavra e a soletrar em. Gravuras das palavras estarão espalhadas pela sala.
Obs.: Como a atividade exige uma reflexão antes da pronúncia para a soletração, a fixação da forma correta será estimulada pelo desejo de alcançar êxito na brincadeira, junto ao incentivo à aquisição de conhecimentos quanto à utilização de letras que podem trazer confusão (g/q, f/v etc.)

*Objetivo: Perceber os sons da língua. Exercitando a identificação de sílabas iguais a partir dos sons. (5 anos)
Atividade: Cantar com os educando uma música de frase única, mas que será flexionada pelas alterações das vogais.
Obs.: Através da canção, as sílabas tornam-se iguais e notórias na pronúncia dos sons possíveis da língua, já que todas as vogais serão presente e pronunciadas.

Música: Laranjas e bananas
Artista: Xuxa Meneguel

Eu vou comer, comer, comer laranjas e bananas
A va camar, camar, camar, laranjas e bananas
E vê “quemer”, “quemer”, “quemer” lerenjes e benenes
I vi “quimir”, “quimir”, “quimir” lirinjis e bininis
O vo comor, comor, comor, loronjos o bononos
U vu cumur, cumur, cumur lurunjus bununus
Eu vou comer, comer, comer laranjas e bananas

Assim espero ter colaborado para aumentarmos nossas ferramentas nos processos de leitura e escrita.
Abraços a todos, até a próxima!
Deus os abençoe Rica e Abundantemente!

Roberta Canêjo

1 comentário:

  1. Roberta, excelente reflexoes sobre o texto! As atividades ficaram muito boas e vocë apresentou explicaçoes sobre as mesmas e seus objetivos. Siga em frente, ampliando seus pensamentos, suas reflexões.
    Abs

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