domingo, 31 de maio de 2009

Oralidade e Escrita


Meninos e meninas presentes na platéia do meu blogg... desculpem a demora nas postagens sobre as últimas aulas...
Poxa... ainda que às vezes seja cansativo escrever por aqui e lhes informar um pouquinho do que rolou em nossos encontros semanais, confesso que gosto disso tudo.... pois como profissional da educação, em formação, fico feliz em poder transmitir algo de útil e interessante!
Bom meninos, toda esta dificuldade que rola, às vezes, para eu escrever os conhecimentos que construímos/analisamos juntos em sala, deve-se à esta diferença na estruturação da escrita e da fala. Já que, entre falar e escrever, eu sou muito mais “a favor” de falar... pois... é engraçado... parece que é mais fácil mesmo você falar algo do que tentar descrever o mesmo conteúdo através da escrita. E foi sobre esta diferença que discutimos na aula do dia 14 de Maio, com o texto "Oralidade e Escrita: perspectivas para o ensino de língua materna" das autoras Leonor Fávero, Maria Lúcia Andrade e Zilda Aquino.
A discussão girou em torno da explanação das características da fala, ainda que com o título “Oralidade e Escrita”, o foco foi sobre “o que caracterizava a atividade da fala na oralidade”, a atividade conversacional mais específicamente. O professor propôs a divisão da turma em duplas para responderem um questionário sobre os principais pontos no texto que caracterizavam a oralidade e seus recursos para melhor compreensão dos participantes no processo conversacional.
O “espetáculo” não se resumiu apenas em um dia de nosso encontro, pois no decorrer da semana entregamos o questionário, que logo foram trocados e enviados aos demais que haviam entregado. Com o objetivo de analisarmos o questionário dos outros colegas começamos a difícil tarefa de direcionar os autores das respostas ao melhor modo de expôr através da escrita, os conhecimentos do texto. Esta análise ocorreu em sala no dia 21 de Maio.
A missão seguiu com o intuito de nos ensinar a analisar, incentivar e parabenizar as produções e melhor direcioná-los ao êxito. Difícil missão... mas enriquecedora... só falta recebermos nossos trabalhos corrigidos e refletimos sobre o mesmo e sobre nossas avaliações... pois é... daqui há pouquinho volto aqui e te digo no que deu tudo isso!
Abraços a todos, Deus os abençoe Rica e abundantemente!
Roberta Canêjo

Sem comentários:

Enviar um comentário