terça-feira, 28 de julho de 2009

Avaliação Final

Vou terminar ela no word para copiá-la aqui... já experimentei a sensação da "internet sujeita às alterações climáticas" de Caxias e não gostei muito....

Voltei!
Ainda que eu esteja sendo um pouco repetitiva para aqueles que já visitaram alguns blogs com avaliação final, pretendo iniciar falando o que a maioria do pessoal está colocando... “Não é tão fácil se avaliar!”
Pois é... Eu tenho uma certa tendência em ir aos extremos nas avaliações, preciso mesmo aprender a fazê-la com o equilíbrio necessário.
No caso dessa disciplina, reconheço que, com o fato de vivenciar minha avaliação através do portfólio, foi mais fácil de perceber os princípios que norteiam uma das possibilidades de avaliação e essa forma realmente foi benéfica para mim. Consegui deixar de lado qualquer tipo de “extremismo avaliativo”.Compreendi, junto às intervenções do professor, os momentos de produzir, acrescentar e avançar nos “degraus” do conhecimento quanto ao tema da disciplina.
A comunicação nos permitiu grandes avanços na encrementação dos nossos blogs, alguns sabiam mais sobre as ferramentas que ele oferecia, outros tinham dicas para acrescentar na discussão e sempre que cada um compartilhava ou buscava informações eu vizualizava e presenciava gestos e ações de pessoas solícitas e preocupadas com o desenvolvimento do grupo. “Amei muito tudo isso”! Consegui superar minhas dificuldades e receios quanto aos vídeos que por tanto tempo me atemorizavam na hora de tentar incluí-los, mas EU VENCI!!!!!!!!! Através do sócioconstrutivismo da minha linda e querida turma do 5º período noite!
Como muitos outros colegas, eu não tinha prática na utilização desta ferramenta, o blog. O que se agravou com o fator pessoal do “súbito mal estar” computador do meu quarto. Ainda estou sem máquina, masem compensação ampliei meus conhecimentos quanto aos horários de funcionamento do laboratório de informática de minha universidade, bem como o da equipe responsável, dos horários de troca de turno, onde eles almoçavam essas coisas...
Construí meu portfólio processualmente, como requisitado e confesso ter ficado muito mais satisfeita quando o descritor 3 foi reformulado, não exigindo mais as postagens semanais. Logo, já me ajudou qunto ao meu 3º propósito específico. Em relação à esses, consegui cumprí-los bem, embora meu objetivo inicial, o de deixar tudo com uma linguagem comparativa ao mundo das Artes Cênicas, não me foi possível nas últimas postagens.
Penso em comparar meu blog à criação de um filho. Já que, quando eu mais me dediquei a ele, por vezes, parecia que não mudava muita coisa, sempre exigindo mais e mais. Daí eu parei de “acrescentar” conteúdos por um pequeno momento e... ao me voltar para ele... imagine... ele me deu muito mais trabalho. Mas, comunicando-se com uns “amigos dele” eu o compreendi melhor.Mas não sei se é a melhor comparação... ainda mais porque... eu não tenho filho! Mesmo em silêncio, fui fazendo anotações sobre os conteúdos e depois os adicionei na construção da “personalidade” do meu blog.
A construção desse blog me ajudou na sistematização e produção de conhecimentos. Assim, acredito que as expectativas do educador e dos educandos foram concretizadas.
Pretendo não abandonar esta ferramenta que é um rico campo de troca de conheciemntos além de ter sido motivador vivenciar a prática das teorias sobre avaliação. Pretendo também utilizar esta ferramenta em minha prática pedagógica.

Beijos, beijos à todos!

Deus os abençoe.

Roberta Canêjo

Sem comentários:

Enviar um comentário