quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oficina do Lúdico

Este vídeo foi exibido em um momento da oficina pela aluna da FEBF Luciene, que está concluindo o curso.
O vídeo apresenta de forma sucinta e tocante a importância de brincar. Eu simplesmente AMEI este vídeo!!!!
Meninos e meninas educadores ou não, VALE A PENA ASSISTÍ-LO!!!!!!


A "Oficina do Lúdico" aconteceu no dia 16 de Julho de 2009, na FEBF e essa foi realizada pela profª Drª . Sônia Mendes.
No decorrer dessa oficina o modo eficaz de ensinar/apresentar aos ouvintes este elemento tão importante na aprendizagem, não poderia ter sido de outra forma se não... LÚDICA!!!
Atividades práticas de como trabalhar a ludicidade com crianças de diferentes idades, foram propostas e desenvolvidas com esses ouvintes, logo, passaram a ser PARTICIPANTES. Entre essas atividades havia uma em que roupas e adereços em uma caixa eram disponibilizado às "crianças" e dáva-se um tempinho para que essas montássem suas histórias onde todos os personagens se encontravam na mesma história e mantinham diálogos e algum tipo de vínculo. Momentos de diversão, improvisação e revelação de talentos nas artes cênicas!
Em atividades como a que exemplifiquei, observa-se momentos de aparentes brincadeiras apenas para distração, mas que podem ser potentes colaboradores como contextos de aprendizagem. Tendo em vista que contextos do cotidiano dos "atores" serão utilizados e exemplificados com este tipo de linguagem artístico e permeado de fatores sociais, históricos e empíricos. Momentos de aprendizado também por ser propício como fio condutor de inúmeras possibilidades de conversa e discussão de questões sociais, históricas, ideológicas entre outros. Além disso, ao construírem a própria história, ainda que oralmente, a criança, se ainda não alfabetizada, terá também incentivos desse contexto à dominar a escrita e registrar sua produção. Ela também tem neste momento a possibilidade de ver utilidade na escrita e muitos outros fatores que essa e outras atividades podem provocar junto à intervenção pertinente e competente de educadores da educação infantil, por exemplo.
Achei legal as palavras que foram ditas após ter sido levantado o questionamento sobre o porquê se banalizou/desvalorizou o brincar como forma de aprender...
"O professor não brinca mais, por isso não entende o valor de se brincar, ou simplesmente não o sabe fazer mais... Pergunte-se: Quando foi a última vez que brinquei?! Eu ainda brinco?!"
Meninos e meninas....
VAMOS BRINCAR!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjs, Deus os abençoe muitíssimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário