segunda-feira, 27 de julho de 2009

Descritor 10 - Síntese Conclusiva

Vou fazer no word e depois eu colo aqui... já volto..
... a internet da faculfade está "sujeita às alterações climáticas"
Pronto... cheguei:
Bom... meninos e meninas... essa "parada" além de atender à um dos descritores, é necessária em qualquer projeto. Seja na construção de conhecimentos de uma disciplina, seja no decorrer da carreira de grupo teatral ou mesmo no decorrer do principal e indeterminado projeto... a nossa vida. Vamos sintetizar o que aconteceu até aqui.
A construção e manutenção deste portfólio nos permitiu este processo avaliativo constante. Por isso posso acrescentar que gostei da experiência.
A disciplina TAELP-I, consistia em apresentar os processos de aquisição e construção de conhecimentos na criança sobre a leitura e a escrita. Entendemos que esta perpassa pelos métodos e ambientes que a criança é submetida. Estes processos e influências não necessariamente vão ocorrer de maneira intencional ou da maneira como o senso comum possa idealizar (mecanicamente, por exemplo). Tendo em vista estes pontos, acredito que a disciplina contemplou amplamente o tema através das discussões dos textos que, se completavam nessa temáticas junto á atribuições e componentes necessários para melhor compreendermos tais processos. Essas contribuições sistemáticas (talvez a melhor palavra seja que as contribuições “encadearam”), de acréscimos de informações para construção de nosso conhecimento, foi o que marcou essa disciplina.
A constatação de um conhecimento prévio da linguagem escrita por parte das crianças, mesmo antes de entrarem na escola formal, não deve ser algo à ser ignorado, pelo contrário, podemos e devemos considerar os estudos e pesquisas que colaboram para auxiliar os educadores à se utilizarem da melhor maneira possível esta constatação. Logo, se há desafios, acredito que seja quanto à formação e ação dos educadores alfabetizadores.
Concluo esta síntese com satisfação quanto aos momentos que vivenciei nesta disciplina, quando pude aprender a teoria na prática... “Cheguei com minhas hipóteses, o educador me incentivou a expôr as mesmas, interviu pertinentemente e construí novos conhecimentos pela tematização”.

Meninos e meninas... foi um ótimo “laboratório”!

Deus abençoe a todos.


Roberta Canêjo

Sem comentários:

Enviar um comentário